O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou para novembro a 1ª Semana do Leite no Brasil, ação promocional que visa incentivar o consumo de leite e valorizar a importância da sua cadeia produtiva.
Movimentos de base da produção leiteira, como o Construindo Leite Brasil, Inconfidência Leiteira, União e Ação, Aliança e Ação e Aproleite Goiás estavam há meses reivindicando ao Ministério da Agricultura o lançamento de uma campanha que promovesse o leite.
Os pecuaristas acreditam que a ação fortalecerá o preço do produto, ajudando-os a superar as dificuldades financeiras que enfrentam nos últimos anos.
Atualmente a produção de leite ocorre em aproximadamente 1,1 milhão de propriedades rurais espalhados por todo o Brasil. Em 2020 o país produziu, segundo dados do IBGE, 35,4 bilhões de litros de leite, aumento de 1,5% em relação ao ano anterior.
Em nota, o Mapa informa que a 1ª Semana do Leite no Brasil
conta com a participação de produtores, cooperativas e laticínios da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), entre outros.
Matéria adaptada de notícia original, feita pelo
Agro Em Dia.
Voltar