O leite e o meio ambiente | Cap-Lab
x

Rastreamento de Cargas




06 de outubro de 2023

O leite e o meio ambiente

Antes de mais nada, faz-se necessário questionar se é possível o conseguir equilibrar demandas do consumidor e ambientais e, ainda sim, garantir a produção de alimentos para uma população crescente? Vejamos!

O impacto ambiental da produção de leite varia dependendo de diversos fatores, incluindo os métodos de produção, o tamanho da operação agrícola, a localização geográfica e as práticas específicas adotadas. Para tanto, a MikPoint trouxe diferentes pontos de vista acerca do assunto.

Segundo a participante Vanessa Romário de Paula e Pedro Arcuri, ambos da Embrapa Gado de Leite relatam de que existem diversas metodologias e ferramentas para a mensuração dos impactos ambientais, tais como:

  1. Avaliação de Ciclo de Vida, por ser uma ferramenta normatizada pela ISO, fornecendo resultados rastreáveis e transparentes, além de ser reconhecida mundialmente.
  2. O uso de insumos como adubos para as pastagens e silagens, produções agrícolas na propriedade, uso de combustíveis e energia, pelo manejo do rebanho, além dos impactos dos insumos como milho e soja.
  3. Uso de terra, consumo de água, emissões de gases de efeito estufa, resíduos e poluição, consumo de energia, desperdício dos alimentos e bem estar do animal são alguns principais aspectos a serem considerados.

Portanto, para reduzir ou remediar esses impactos muitas fazendas de laticínios estão adotando práticas mais sustentáveis, como a agricultura orgânica, a redução do uso de antibióticos, a gestão eficiente de resíduos e a produção de alimentos para o gado em fazendas locais.

Fonte: matéria adaptada da MilkPoint

 

Voltar
Categorias
Post Recentes
Arquivos

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba informações exclusivas!