Encapsulação, o que é? | Cap-Lab
x

Rastreamento de Cargas




11 de setembro de 2023

Encapsulação, o que é?

Na família dos alimentos, o encapsulamento é uma técnica que envolve a incorporação de ingredientes ativos, como probióticos, vitaminas, minerais ou outros compostos bioativos, em cápsulas ou microcápsulas para proteger esses ingredientes durante o processamento e armazenamento do produto final. Essa técnica é usada para melhorar a estabilidade e a vida útil dessas sensíveis, garantindo que eles mantenham sua eficácia até que os ingredientes sejam consumidos.

Por isso, os diversos estudos realizados indicam que a encapsulação tem sido usada há muitos anos e ainda possui grande potencial de exploração, desafiando as limitações apresentadas na estrutura, na composição e na interação entre o núcleo, o agente encapsulante e a matriz alimentar.

A adição de cápsulas com compostos bioativos em produtos lácteos tem comprovado ser uma ótima alternativa para melhorar a composição nutricional, permitindo que eles mantenham as características para serem chamados de alimentos funcionais. Segundo Food and Agriculture Organization (FAO) e da European Food Safety Authority (EFSA), esses alimentos devem fornecer ao corpo humano as quantidades necessárias de nutrientes, gerando benefícios as funções específicas do corpo, permitindo reduzir o risco de doenças e melhorar o estado de saúde.

Fonte: matéria adaptada da MikPoint

Voltar
Categorias
Post Recentes
Arquivos

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba informações exclusivas!