(*) Quando o remetente ou o destinatario for pessoa fisica, adicionar "000" (3 zeros) antes do numero do CPF.
04 de novembro de 2021
Durante a Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-26), na última terça-feira (2) em Glasgow, mais de cem países, incluindo o Brasil, assinaram um compromisso global que prevê a redução das emissões de metano em 30% até 2030.
O metano tem maior potencial de aquecimento em relação ao gás carbônico e é o segundo maior poluente do planeta. A atividade agropecuária, em especial a criação de gado, é responsável por 27% das emissões mundiais.
O Brasil é o quinto maior emissor de metano do planeta e precisa reduzir para não melindrar o setor agropecuário, que possui grande importância econômica para o país. Países como China, Rússia e Índia, apesar de estarem entre os cinco maiores emissores, ficaram de fora do acordo. As nações que aderiram ao plano representam 70% das emissões no mundo.
Segundo estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é possível aumentar a produtividade da pecuária com menos impacto ambiental se houver elevação na qualidade das pastagens. Estancar vazamentos de petróleo também reduz emissões.
Matéria adaptada de notícia original, feita pelo Estadão.
Voltar