CRP para preservação ambiental | Cap-Lab
x

Rastreamento de Cargas




05 de outubro de 2021

CRP para preservação ambiental

Novo decreto que permite ao produtor rural contar com um novo título para financiar a conservação da vegetação nativa em sua propriedade foi assinado pelo Governo Federal na última sexta-feira, 01/09.

Chamado de Cédula de Produto Rural (CRP) Verde, funciona como um pagamento pelos serviços ambientais prestados pelo produtor. O mercado estimado é de R$ 30 bilhões em quatro anos. O objetivo é a manutenção de florestas, recuperação de vegetação nativa e redução de gases de efeito estufa.

Além do produtor rural, associações e cooperativas rurais, o título também poderá ser emitido pelo concessionário de florestas nativas ou plantadas, para áreas de preservação obrigatórias da propriedade rural, como as de preservação permanente (APP) ou reservas legais.

Para emitir o título é necessária certificação por auditoria externa ou de terceira parte, para indicação e especificação dos produtos rurais que a lastreiam. Os investidores interessados podem aplicar seus recursos em serviços ambientais e os proprietários de florestas que queiram prestar tais serviços devem acertar entre si o modelo de pagamento e seus prazos, como já é realizado na CRP tradicional.

A CRP existe desde 1994 e serve para auxiliar o produtor a financiar a safra, dando como garantia o resultado futuro de sua produção rural. A CPR Verde foi proposta pela ministra Tereza Cristina, em parceria com seus pares Paulo Guedes (Economia); Joaquim Leite (Meio Ambiente), e Roberto Campos Neto (Banco Central).

Matéria adaptada de notícia original, feita pelo Mapa.

Voltar
Categorias
Post Recentes
Arquivos

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba informações exclusivas!