(*) Quando o remetente ou o destinatario for pessoa fisica, adicionar "000" (3 zeros) antes do numero do CPF.
07 de julho de 2023
Nos últimos dias surgiram notícias de animais morrendo de frio e isso preocupa produtores, pois em geral é a melhor época do ano para produzir leite pensando em conforto e saúde. Mas, afinal, isso influência na reprodução? Vejamos!
Além da queda nas temperaturas e a alta umidade, outro fator importante é a falta de abrigo. Durante o inverno, especialmente no Sul e Sudeste do Brasil, as vacas estão mais próximas da faixa de conforto térmico, melhorando o bem-estar, produtividade, índices reprodutivos e eficiência alimentar. Em geral, são os melhores meses do ano em saúde e produção.
Por tanto, uma dica valiosa é que se simplifique o manejo, ou seja, optando por ou ficar sem banho ou, por exemplo, instituir um banho no meio do dia (isso depende da dinâmica de variação de temperatura e umidade que está acontecendo).
Em relação aos ventiladores, o ideal (no frio e calor) é que se tenha regulagem da força (a instalação de inversores possibilita isso) e assim seja possível ligá-los apenas para manter o ar circulando e evitar o acúmulo de amônia no ar.
No caso das bezerras é ideal um cuidado a mais, principalmente recém-nascidas, a atenção deve ser redobrada. Por tanto, neste período de frio é importante fornecer abrigo seco que contenha proteção contra o vento e a umidade. Mantendo pelo menos até 30 dias em um lugar fechado.
Quer saber mais? Acesse o link da MilkPoint e confira a notícia original.