(*) Quando o remetente ou o destinatario for pessoa fisica, adicionar "000" (3 zeros) antes do numero do CPF.
28 de março de 2022
Houve aumento no preço dos fretes marítimos neste mês, com tendência de permanecerem em alta, segundo o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A estatal informa que o custo médio para o transporte de adubos da Europa ao Brasil alcançou o valor de US$ 50 a tonenelada em março, um aumento de 10% em comparação a fevereiro. Para os produtos que saem do Egito, houve um aumento de mais de 20%.
Thomé Guth, o superintendente da Conab, explicou em nota que a subida nos preços é explicada não apenas pelo aumento nos valores do barril de petróleo, que impactam sobre o combustível, mas também pela diminuição do número de rotas disponíveis, especialmente na região do Mar Negro.
Segundo ele, a expectativa é de pressão sobre o preço do frete no Brasil no segundo semestre, com a demanda para exportação do milho brasileiro.
Já o frete rodoviário segue em elevação no cenário doméstico. O aumento é explicado pela redução da oferta de veículos, um reflexo do avanço da colheita da soja no país, e a alta dos preços dos combustíveis.
Matéria adaptada de notícia original, feita pela Valor Econômico.
Voltar