(*) Quando o remetente ou o destinatario for pessoa fisica, adicionar "000" (3 zeros) antes do numero do CPF.
24 de julho de 2023
Dentre os fatores que podem afetar a composição do leite, destaca os principais: fator genético, nutrição, sanidade, manejo e ambiente. Sem contar que a nutrição, juntamente com a genética é responsável por garantir uma boa produção de leite.
Uma nutrição inadequada impede que o animal expresse seu potencial produtivo. Por isso, a necessidade de receber uma dieta equilibrada, com níveis adequados de proteína, energia, fibras de boa digestibilidade, minerais e vitaminas. Sem isso, pode trazer consequências para a sanidade do animal e manejo.
Para o nosso conhecimento, o teor de gordura é o que mais pode variar em função da dieta oferecida as vacas. De modo geral, a gordura diminui com o aumento do volume de produção, provocado pelo aumento na inclusão de concentrado na dieta.
Vale destacar também que a lactose é um dos elementos mais estáveis do leite, sendo que sua concentração é de aproximadamente 4,6% e compreende aproximadamente 70% dos sólidos encontrados no soro do leite. Além disso, a lactose é responsável por controlar o volume de leite produzido, atraindo a água do sangue para equilibrar a pressão osmótica na glândula mamária. Logo, com o aumento de ácido propiônico no rúmen, maior a produção de lactose.
Fonte: matéria adaptada da MilkPoint
Voltar